Prova de Inglês comentada – EsFCEx 2011-2012

31. Choose the option that correctly completes the sentence:

As they ______ down the street they _____ Amelia.

a)      walked – saw

b)     were walking – saw

c)      walked – were seeing

d)     was walking – was seeing

e)     were walking – were seeing

Resolução:

Ao ler a sentença em questão duas alternativas podem passar pela mente do aluno. O uso de PRESENT PERFECT CONTINUOUS (uma ação longa e continuada que estava ocorrendo  no passado e foi interrompida por uma ação curta, também ocorrida no passado) .

A frase no PRESENT PERFECT CONTINUOUS é construída da seguinte forma:

She were going to Rio when she went to São Paulo.

1ª parte                                     2ª parte

1ª parte – noun or pronoun + to be + (main verb +ing)

2ª partenoun or pronoun + main verb + ED or irregulars’ list }

Apesar de não apresentar WHEN na sentença, ao lê-la é possível perceber que estava ocorrendo uma ação contínua completa no passado enquanto outra ação, mais curta, também completa no passado, ocorreu.

Alternativa correta: B

32. Choose the alternative that correctly shows the comparative form of the adjectives below:

GOOD   –   BAD   –   ILL –   FAR   –   OLD

a)      best – worse – worst – further – elder

b)     best – worst – worse – farthest – eldest

c)      better – worse – worse – further – elder

d)     better – the worst – worse – the farther – older

e)     the best – the worst – the worse – farther – older

Resolução:

a)      Observe que todas as palavras em questão apresentam seus comparativos e superlativos na forma irregular. BEST e WORST não são formas comparativas e sim formas superlativas irregulares de GOOD  e BAD/ILL.

b)     Observe que todas as palavras em questão apresentam seus comparativos e superlativos na forma irregular. BEST, WORST, FARTHEST e ELDEST não são formas comparativas e sim formas superlativas irregulares de GOOD , BAD/ILL, FAR e OLD. Observe também que no caso de FAR, podemos utilizar tanto farther quanto further para formas corretas.

c)      CORRETA. Observe que todas as palavras em questão apresentam seus comparativos e superlativos na forma irregular. Observe também que no caso de FAR, podemos utilizar tanto farther quanto further para formas corretas.

d)     Observe que todas as palavras em questão apresentam seus comparativos e superlativos na forma irregular. THE WORST não é forma comparativa e sim forma superlativa irregulare de BAD/ILL. Observe também que no caso de FAR, podemos utilizar tanto farther quanto further para formas corretas.

e)     Observe que todas as palavras em questão apresentam seus comparativos e superlativos na forma irregular. THE BEST, THE WORST não são formas comparativas e sim formas superlativas irregulares de GOOD , BAD/ILL. Observe também que no caso de FAR, podemos utilizar tanto farther quanto further para formas corretas.

33. Choose the correct alternative:

a)      I like not the test.

b)     Do not be impolite.

c)      It is important to do not do it.

d)     You do not must worry about that.

e)     Remind her to not to go there again.

Resolução:

a)      Em uma frase no presente simples, para se formular a negativa é necessário utilizar o auxiliar DO. A frase correta ficaria então “I dont’t like the test.”

b)     Correta. “Do not be impolite” é a forma abreviada de “Don’t be impolite”, que é uma forma usal de dizer “não seja indelicado”.

c)      Formas infinitivas não podem ir para a negativa, logo, não seria possível escrever to do not do. A frase correta seria: “It is important to do it” ou “It is important not to do it”.

d)     Diante de verbos modais não se colocam verbos auxiliares pois o verbo modal já é um tipo de verbo auxiliar. A frase correta seria: “You must not worry about that”.

e)     Formas infinitivas não podem ir para a negativa, logo, não seria possível escrever “to not to go”. A frase correta seria: “Remind her not to go there again”.

34. Choose the option that correctly completes the sentences:

Open the books _____ page 20. There is a mistake ___ line 10. Next week, ____ September 15th, _____ the morning, there will be a test.

a)      on – on – at – on

b)     at – in – on – in

c)      to – at – on – in

d)     in – to – at – on

e)     to – in – on – in

Resolução:

a)      1ª  LACUNA – ON é utilizado com o sentido de em cima/acima. Quando nos referimos a designação de local, como quando damos orientações a alguém de como chegar em algum lugar, não utilizamos ON e sim AT.

2ª LACUNA – Quando estamos falando que algo esta constante de outro algo, ou seja, dentro de outro algo, usamos a preposição IN e não a preposição ON.

3ª LACUNA – Apesar de meses do ano virem precedidos de preposição IN, o mês do ano, quando seguido de data específica, vem precedido pela preposição ON e não a preposição IN ou AT.

4ª LACUNA – por se tratar de momento do dia (momentos do dia são precedidos da preposição IN, com exceção da palavra night) deverá ser preenchida com a preposição IN.

b)     Correta.

c)      1ª LACUNA – TO = para, no sentido de ir para alguma lugar; relacionado ao ato de se locomover para chegar em algum lugar. Quando nos referimos a designação de local, como quando damos orientações a alguém de como chegar em algum lugar, não utilizamos TO e sim AT.

2ª LACUNA – Quando estamos falando que algo esta constante de outro algo, ou seja, dentro de outro algo, usamos a preposição IN e não a preposição AT.

d)     1ª  LACUNA – IN é utilizado com o sentido de “dentro”. Quando nos referimos a designação de local, como quando damos orientações a alguém de como chegar em algum lugar, não utilizamos IN e sim AT.

2ª LACUNA – TO = para, no sentido de ir para alguma lugar; relacionado ao ato de se locomover para chegar em algum lugar. Quando estamos falando que algo esta constante de outro algo, ou seja, dentro de outro algo, usamos a preposição IN e não a preposição TO.

3ª LACUNA – Apesar de meses do ano virem precedidos de preposição IN, o mês do ano, quando seguido de data específica, vem precedido pela preposição ON e não a preposição IN ou AT.

4ª LACUNA – por se tratar de momento do dia (momentos do dia são precedidos da preposição IN, com exceção da palavra night) deverá ser preenchida com a preposição IN.

e)     1ª LACUNA – TO = para, no sentido de ir para alguma lugar; relacionado ao ato de se locomover para chegar em algum lugar. Quando nos referimos a designação de local, como quando damos orientações a alguém de como chegar em algum lugar, não utilizamos TO e sim AT.

Dica de Resolução Rápida:

Lembramos que em questões de preposição o aluno, para agilizar a prova, deve procurar primeiramente as lacunas que teria certeza de como preencher e de posse dessa informação eliminar as alternativas incorretas.

No caso da frase em questão, acreditamos ser a lacuna 4 a que apresentará maior facilidade ao aluno: ____ the morning. Essa lacuna, por se tratar de momento do dia (momentos do dia são precedidos da preposição IN, com exceção da palavra night) deverá ser preenchida com a preposição IN, já eliminando as alternativas A e D e tornando desnecessário ao aluno se preocupar com a lacuna 03, já que todas as alternativas que sobraram apresentam a mesma preposição nesta lacuna.

Observando as lacunas 1 e 2 verificamos que em ambas temos 2 alternativas iguais e 1 diferente, logo, podemos optar por escolher qualquer uma das duas pra iniciar nosso trabalho de eliminação. Pela ordem, optamos pela lacuna 1

1ª LACUNA – TO = para, no sentido de ir para alguma lugar; relacionado ao ato de se locomover para chegar em algum lugar. Quando nos referimos a designação de local, como quando damos orientações a alguém de como chegar em algum lugar, não utilizamos TO e sim AT.

RESULTADO: Analisando apenas as lacunas 4 e 1 é possível chegar na alternativa certa e poupar tempo ao aluno. Resposta, alternativa B.

Se optássemos pela lacuna 2

2ª LACUNA – Quando estamos falando que algo esta constante de outro algo, ou seja, dentro de outro algo, usamos a preposição IN e não a preposição AT.

RESULTADO: Analisando apenas as lacunas 4 e 2 é possível chegar na alternativa certa e poupar tempo ao aluno. Resposta, alternativa B.

35.  Choose the answer with the verbs that appropriate complete the sentences below:

The children ____ play outside today because of the rain. As a result, they _____ stay home and watch TV. If it doesn’t rain tomorrow, they ____ be able to ride their bikes in the street.

a)      must – can’t – will

b)     will – must – should

c)      won’t – can’t – must

d)     can’t – should – will

e)     won’t – can’t – should

Resolução:

a)      Se está chovendo não é possível que as crianças brinquem lá fora. Logo, o uso do modal “must”referente à obrigatoriedade, na afirmativa, torna a alternativa incorreta.

b)     Se está chovendo não é possível que as crianças brinquem lá fora. Logo, o uso do modal “will”referente à futuro passível de ocorrer, na afirmativa, torna a alternativa incorreta.

c)      Se está chovendo não é possível que as crianças brinquem lá fora, logo… WON’T é um modal perfeitamente possível de ser usado nesta situação. Entretanto, apesar das crianças não poderem sair, nada as impede de ficarem assistindo TV em casa, o que tornaria o uso do modal CAN’T (can+not = não poder) incorreto.

d)     Correta.

e)     Se está chovendo não é possível que as crianças brinquem lá fora, logo… WON’T é um modal perfeitamente possível de ser usado nesta situação. Entretanto, apesar das crianças não poderem sair, nada as impede de ficarem assistindo TV em casa, o que tornaria o uso do modal CAN’T (can+not = não poder) incorreto.

Dica de Resolução Rápida:

Verificando apenas a primeira e a segunda lacuna já é possível alcançar a resposta correta, sem que seja preciso verificar a terceira lacuna. Os segundos da terceira lacuna podem ser preciosos ao concursando ao final da prova.

Answer the questions 36 and 37 according to the text below:

Henry James is one of America’s greatest novelists, and the author of The Turn or the Screw, a well-known short ghost story, published in 1898. It is a story that many people have made into films and operas. One of the best operas is one written by Benjamin Britten in the mid twentieth century.

The book is about a governess who looks after two children in a house which has no near neighbors. The story is both haunting and frightening. The children, Flora and Miles, are charming to their teacher, but when she starts to see the figures of a man and a woman in the gardens, she begins to believe that supernatural forces possess them, and will lead to their destruction. The reader and the listener sometimes wonder if the governess is mad, because both author and composer cleverly leave a lot of room for the reader’s / listener’s own terrible thoughts and ideas.

Ghost stories and music have a similar effect on us. The best ghost stories try to get into our minds, and music has the power to go past our conscious thought and appeal directly to our feelings and emotions. So the terrifying production that opened last night at Covent Garden Opera House is successful for two reasons: first because it has a great author and composer, and second because your imagination takes over from your sensible mind.

36. Decide if the following statements are TRUE or FALSE according to the text and choose the correct alternative:

I – The story takes place in a haunted castle.

II – Henry James and Benjamin Britten worked together in The Turn of the Screw.

III – The story first appeared in a book.

a)      F – F – T

b)     T – T – F

c)      T – F – T

d)     F – T – F

e)     T – T – T

Resolução:

a)      Correta.

b)     I – é FALSA pois o texto informa que a governanta passa a acreditar que a casa está sendo assombrada e não que a casa realmente é assombrada.

II – é FALSA pois Henry James escreveu o livro, enquanto Benjamin Britten adaptou o mesmo para uma ópera.

III – é VERDADEIRA. É possível perceber isso lendo o primeiro parágrafo e a primeira linha do segundo parágrafo.

c)      I – é FALSA pois o texto informa que a governanta passa a acreditar que a casa está sendo assombrada e não que a casa realmente é assombrada.

d)     II – é FALSA pois Henry James escreveu o livro, enquanto Benjamin Britten adaptou o mesmo para uma ópera.

III – é VERDADEIRA. É possível perceber isso lendo o primeiro parágrafo e a primeira linha do segundo parágrafo.

e)     I – é FALSA pois o texto informa que a governanta passa a acreditar que a casa está sendo assombrada e não que a casa realmente é assombrada.

II – é FALSA pois Henry James escreveu o livro, enquanto Benjamin Britten adaptou o mesmo para uma ópera.

37. How are ghost stories and music similar?

a)      Both of them are scary.

b)     Both of them make us cry.

c)      Both of them are part of an opera.

d)     Both of them are written by the same person.

e)     Both of them appeal to our feelings and emotions.

Resolução:

No último parágrafo do texto, nas primeiras 4 linhas o autor do texto diz exatamente qual considera ser o fator comum entre as músicas e as histórias de fantasmas. Para ele, é o fato de ambas apelarem para os sentimentos e emoções das pessoas.  Alternativa correta, letra E.

38. Which alternative best completes the sentence below? (* means no article)

___ good book is ___ best medicine for ___ loneliness.

a)      * – the – a

b)     The – a – *

c)      A – the – *

d)     The – * – a

e)     * – the – the

Resolução:

a)      Diante do sujeito good book pede um artigo indefinido. Caso o concursando não tenha notado essa necessidade, poderá perceber o erro dessa alternativa ao colocar um artigo indefinido diante da palavra loneliness = solidão. Solidão é uma palavra abstrata e, por isso não leva artigo.

b)     Ao se referir a good book, está se referindo a todo e qualquer livro que seja bom, logo não pode vir precedido de artigo definido (the) e sim artigo indefinido (A). Caso o concursando não note o erro nesta lacuna, a lacuna seguinte o ajudará a ter certeza que esta alternativa está errada, ao colocar um artigo indefinido diante de um superlativo que, por regra, sempre vem precedido de artigo definido.

c)      Correta.

d)     Ao se referir a good book, está se referindo a todo e qualquer livro que seja bom, logo não pode vir precedido de artigo definido (the) e sim artigo indefinido (A). Caso o concursando não note o erro nesta lacuna, a lacuna seguinte o ajudará a ter certeza que esta alternativa está errada, ao não colocar artigo diante de um superlativo que, por regra, sempre vem precedido de artigo definido.

e)     Diante do sujeito good book pede um artigo indefinido. Caso o concursando não tenha notado essa necessidade, poderá perceber o erro dessa alternativa ao colocar um artigo definido diante da palavra loneliness = solidão. Solidão é uma palavra abstrata e, por isso não leva artigo.

39. Write “T” if the sentence is grammatically correct, and “F” if it is grammatically incorrect. Then choose the alternative with the correct sequence.

(   ) Many people are dying in Haiti.

(   ) Much of the children are sick and hungry.

(   ) There are only a few food to eat.

(   ) Not much fresh water is left.

(   ) The need lot money to rebuild the country.

a)      T – F – F – T – F

b)     T – T – F – F – T

c)      T – T – F – T – F

d)     F – F – F – F – T

e)     F – T – T – F – T

Resolução:

( TRUE) Many people are dying in Haiti.

Poeplo = plural de person. Logo, é uma palavra contável que pode ser precedida do quantifier many e exige verbo no plural.

( FALSE  ) Much of the children are sick and rungry.

Children = plural irregular da palavra child. Logo, é uma palavra contável e por isso deve vir precedida de um quantifier contável e não um quantifier incontável, como é o caso de MUCH.

( FALSE  ) There are only a few food to eat.

A few = algum/alguma

Few = pouco/pouca

A frase em questão deveria conter FEW e não A FEW, para manter o sentido desejado.

( TRUE  ) Not much fresh water is left.

Water = água – substantive incontável. Logo, está só pode vir precedido por um quantifier incontável, como está corretamente empregado o MUCH. Lembramos que, por ser incontável, vem com verbo no singular.

( FALSE  ) The need lot money to rebuild the country.

LoT = terreno, lote.

Para dar o sentido de MUITO, utilize-se A LOT ou A LOT OF.

40. Complete the text with the missing words, then choose the correct alternative.

___ best friend’s name is Kathy.  ____ is _____ the United States. ____ husband Jack lives with ____ a beautiful house ____m Berkeley, California. Kathy comes ____ Brazil every two year.

a)      My – She – in – Your – him – in – to

b)     My – She – from – Her – her – in – to

c)      My – She – in – Your – her – at – from

d)     Your – She – in – His – Her – in – from

e)     Your – He – from – Your – her – at – from

Resolução:

a)      Até a quarta lacuna seria perfeitamente possível completar como a alternativa apresenta se o texto terminasse nela. Os erros iniciam a partir da quinta lacuna, que se desvincula completamente do resto do texto. Para ter coerência a frase precisaria ser completamente modificada a partir da palavra “lives” ou que os complementos sejam modificados de acordo com o que consta na alternativa B.

b)     Correta.

c)      Até a quarta lacuna seria perfeitamente possível completar como a alternativa apresenta se o texto terminasse nela. Os erros iniciam a partir da quinta lacuna, que se desvincula completamente do resto do texto. Para ter coerência a frase precisaria ser completamente modificada a partir da palavra “lives” (até porque, dizer que o marido da pessoa com que você está falando vive com sua melhor amiga é algo que definitivamente não condiz com a ideia da questão) ou que os complementos sejam  modificados de acordo com o que consta na alternativa B.

d)     Até a terceira lacuna seria perfeitamente possível completar como a alternativa apresenta se o texto terminasse nela. Os erros iniciam a partir da quarta lacuna, quando se utiliza o possessivo HIS diante de HUSBAND, sendo que no texto se torna evidente que o marido é de Kathy – como Kathy é mulher o possessivo correto seria Her.

e)     Kathy é mulher e o pronome correto para designar sua condição feminina é SHE e não HE – que se refere a condição de ser humano do sexo masculino.

FIM DA PROVA